segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Como Viajar com Segurança

como_viajar_com_segurança
Final de ano e com a chegada de férias e datas comemorativas o volume de veículos nas estradas aumenta e, com ele, os acidentes.
Um pouco de planejamento pode diminuir o risco de acidentes. Além dos tradicionais itens mecânicos que devem ser checados no carro, como nível do óleo, calibragem de pneus, funcionamento dos faróis, entre outros, o motorista deve de se preparar psicologicamente para a jornada, sabendo que poderá enfrentar congestionamento e mesmo condições adversas do tempo, típicas do verão, como temporais.

- Cuidados mecânicos
O ideal, antes de uma viagem, é levar o carro ao mecânico, assim o especialista poderá verificar todos os itens imprescindíveis para o correto funcionamento do carro.
Níveis de óleo do motor e fluídos de freio, além de calibragem dos pneus e seu estado de conservação são pontos importantes para checar e evitar um acidente.
O sistema elétrico também deve ser verificado, pois as luzes de posição (faróis, lanternas, setas e piscas) são indispensáveis. É recomendada uma inspeção visual prévia e, caso note alguma anomalia, levar a um mecânico especializado. Porém, se o veículo já não é novo ou seminovo, o ideal é levar diretamente ao especialista, para que faça uma verificação mais profunda.
Vale também checar o limpador de para-brisa, que, em caso de chuva, precisa estar funcionando corretamente para não prejudicar a visão. No caso do reservatório deste item, deve-se adicionar detergente para que limpe melhor o vidro. Sempre uma colher de detergente para cada litro de água.
Já o ar-condicionado também merece um tratamento especial. É sempre bom verificar o estado do filtro do ar. Caso esteja muito sujo, pode prejudicar a saúde dos ocupantes do veículo.

- Pneus calibrados, e não 'carecas':
Calibrar corretamente o pneu influi diretamente na estabilidade do carro. Com muita pressão, o pneu pode ficar muito duro e até perder a aderência necessária com o solo. Já com a pressão muito baixa, é possível até que o pneu escape da roda em uma curva. Assim, o ideal é verificar a calibragem indicada no manual do condutor. Lembre-se de que, se o carro estiver mais pesado, o valor pode mudar.
Vale lembrar que a calibragem do carro deve ser feita com os pneus frios, com poucos quilômetros rodados; não adianta deixar para fazer isso no meio da estrada.
Pneus em mau estado prejudicam a estabilidade e a frenagem. Caso tenha um par de pneus mais gasto, o ideal é deixá-los na frente, e não na traseira, como a maioria das pessoas acredita. Segundo especialistas, os pneus mais gastos na traseira sujeitam mais o motorista a um acidente, pois fica mais fácil que o carro derrape. Se você possui um pneu em pior estado na traseira, fica mais difícil de sentir que algo está indo errado.
Fique atento também ao estepe: ele deve estar em boas condições e calibrado também.

Fonte: g1.globo.com
---
Aj7 Corretora de Seguros
Rua José Theodoro Alvarenga- 335 - Vila São José
Pedreira-SP
Telefone: (19) 3852.2352
E-mail: comercial@aj7seguros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário